quarta-feira, 27 de março de 2013

Saiba sobre a Bola Ecológica




A bola vegetal, ou ecológica, tem por objetivo principal apresentar e demonstrar a viabilidade comercial das bolas esportivas ecológicas, estimular a demanda na extração de látex cultivado em plantios existentes na região noroeste do Estado de São Paulo e no Acre, garantindo o reflorestamento comercial, geração de empregos diretos no meio rural e geração de empregos indiretos ligados à cadeia produtiva do látex cultivado, além de viabilizar a fixação do homem na floresta e, consequentemente, a conservação da mata nativa da região Amazônica.


A bola esportiva possui o tamanho oficial e é composta por látex natural, matrizada, pesando de 260 a 280 gramas com 65 a 67 centímetros de circunferência. O interior é composto por uma câmara de látex e miolo removível e lubrificado. A produção segue os padrões determinados pelas Federações oficiais. Em contato com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Ecológica afirma que em breve a bola poderá rolar oficialmente nos campos. Corrobora isso o fato de que o governo já aprovou a ideia, pois a bola já pode ser adquirida pelas instituições públicas através do Ministério do Esporte.

Ecoball em busca de certificação



>> Jaime Rodrigues, da Ecológica, e Kerstin Schmitt, da PFI, em Pirmasen, Alemanha. Nas fotos abaixo alguns testes realizados na Ecoball



O PFI - Prüf- und Forschungsinstitut Pirmasens, um dos institutos autorizados pela FIFA para realizar teste de acordo com as exigências do International Matchball Standard (padrão internacional para bolas de jogo) também foi visitado pelo grupo. A Ecológica, fabricante da ECOBALL, deve fazer, em breve, os testes com a bola, a pedido da própria empresa, para obtenção de laudo internacional de qualidade do produto.



Esta ação teve apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e do Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas (PAIIPME), executado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e co-financiado pela União Européia.

Ecológica participa de missão na Alemanha e Suécia



>> Na esquerda Jaime Rodrigues, da Ecológica, e ao centro Peter Geisler, da Arbesko, em Örebro, Suécia

>> Peter Geisler, da sueca Arbesko, e Jaime Rodrigues, da Ecológica

Promovida pela Assintecal e Footwear Components by Brasil, a Missão Segurança/Ergonômico tem por objetivo possibilitar o aprofundamento do conhecimento e busca de novas tecnologias no mercado internacional, além de contatos e a possibilidade de identificação de possíveis parcerias com instituições, programas e centros de excelência para calçados de segurança/ergonômicos. A Ecológica Laminado Vegetal do Brasil participou da missão e visitou fabricantes de calçados de segurança na Alemanha e Suécia.

As empresas AçoReal, Artecola, Ecológica, Metalúrgica Daniel e Inbrape participaram da missão com a primeira parada na empresa Arbesko, na cidade de Örebro, Suécia, conhecida como uma das líderes mundiais na fabricação de calçados de segurança, e foram recebidos pelo pelo presidente da empresa, Peter Geisler. A Arbesko tem mais de 60 anos de tradição na fabricação deste tipo de calçado, produzindo cerca de 500.000 pares por ano, e já possui produção no Brasil.

O grupo de empresários partiu para Estocolmo, na Suécia, e visitou a empresa Skofabriken, que produz calçados masculinos e femininos e é conhecida por seus produtos nos padrões internacionais de saúde ocupacional, segurança e ambientais. As empresas participantes realizaram contatos com fábricas e fornecedores, além de possíveis compradores. Seguindo a agenda, a missão destinou-se à Embaixada do Brasil, onde o grupo pôde deixar catálogos de produtos, tendo a possibilidade de divulgá-los para fabricantes da região.

O grupo visitou também a Steitz Secura, empresa com experiência de 148 anos na produção de calçados, 220 funcionários e produção diária entre 3 e 4 mil pares. Destacando a qualidade dos produtos brasileiros, a empresa reforçou que hoje Brasil, China, Índia e República Tcheca são seus principais fornecedores.