sexta-feira, 18 de março de 2011

Laminado Vegetal: conceitos de vanguarda

O laminado vegetal é um revestimento feito a partir do látex e isento de refugos tóxicos. Além de bem acabado, o produto está dentro das expectativas dos ecologistas e do mercado - por isso a importância em divulgá-lo. Pode ser utilizado em qualquer segmento da indústria, como da moda - bolsas, sapatos, casacos - e na indústria do esporte com bolas de futebol, voleibol, chuteiras, tênis. Na indústria moveleira, por exemplo, os revestimentos com o tecido ultrapassam uma tendência e devem seguir um padrão de qualidade em produtos ecologicamente corretos, como já aconteceu com a madeira certificada.

A Ecológica, empresa que adaptou o processo industrial, está intimamente ligada à Amazônia e aos seringueiros extrativistas. A inspiração do produto veio da tradição artesanal desenvolvida pelos seringueiros do Acre e que já tem mais de 130 anos. Essa tradição é mantida até hoje em várias reservas florestais localizadas na região amazônica, entre elas a reserva de Maracatiara, no município de Machadinho do Oeste, centro-oeste de Rondônia, de onde vieram também os conceitos sócio-ambientais de todo o processo de produção. 

Donos de um seringal em Magda, interior de São Paulo, os paulistas Antonio Higino Ferreira e Tony Regis Ferreira viajaram até o norte do Brasil e firmaram uma parceria com os seringueiros locais em troca do compromisso de trabalhar pela melhoria do comércio e da rentabilidade da extração do material. A empresa conseguiu agregar tecnologia e viabilidade comercial ao produto. A empresa junto a técnica artesanal transmitida de geração a geração entre os nativos seringueiros, a excelência genética atingida pelos seringais paulistas e a alta tecnologia industrial disponível. A fase de implantação da indústria teve o envolvimento do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo e do Sebrae através do Projeto Prumo, o que trouxe apoio tecnológico para o desenvolvimento e aprimoramento do tecido em látex natural no processo industrial.

É cada vez mais importante oferecer opções que atendam aos conceitos de modernidade e sustentabilidade. O laminado vegetal é um exemplo de sucesso: absolutamente natural, produzido a partir de matéria-prima vegetal renovável e isento de resíduos em todo o processo de produção, ele também possui uma interface social, já que a produção engloba a participação de comunidades extrativistas. É possível atender a mercados internacionais sem abrir mão do conceito ecológico. Inclusive essa preocupação com o meio-ambiente é fator determinante em países de vanguarda.