segunda-feira, 21 de março de 2011

A criatividade é o limite

Moda que se preze é aquela que inova, que apresenta novas tendências, que oferece algo bonito, novo e de qualidade. E se isso vier na esteira do ecologicamente sustentável então o pacote está completo. Essa é a premissa de um projeto que tem feito cada vez mais adeptos entre estilistas e designers. Trata-se do chamado laminado vegetal, um produto que tem sua origem nos seringais e que substitui o couro nas mais diversas situações - a criatividade é o limite.

O laminado vegetal é um revestimento de alta qualidade alternativo ao couro animal. Além de bem acabado, está dentro das expectativas dos ecologistas e do mercado. "É sem dúvida um produto revolucionário que possui diversas vantagens em variadas aplicações". Quem faz a afirmação é o empresário Jaime Marques Rodrigues, diretor da Ecológica Indústria e Comércio de Produtos de Látex Ltda., empresa paulista que fabrica e fornece o produto.

A marca de roupas Ichigo, cujo lançamento da primeira coleção foi feito no início de julho na cidade de Novo Hamburgo (RS), usou e abusou do laminado vegetal para a criação de suas peças. A estilista Paula Escher, a partir do tema proposto por uma faculdade para o desfile do final de curso de Design de Moda e Tecnologia, desenvolveu roupas baseadas na temática "fé". "A maioria dos materiais utilizados são orgânicos e de baixo impacto ambiental pois a minha fé é em uma moda sem crueldade aos animais, é na reciprocidade das decisões", salientou.

E onde entra o apelo ecológico? Criada em 2006, na cidade de Magda, a 500 km da capital paulista, a Ecológica está inserida em uma das maiores áreas de plantio de seringueira do Estado de São Paulo. E é da seringueira que vem a matéria-prima utilizada na manta vegetal, o látex. "Comunidades extrativistas da Amazônia trabalham há anos com o látex. A Ecológica trouxe a idéia para a fábrica e aprimorou o produto para produção em escala industrial", explica Jaime. Segundo ele as vantagens começam já na linha de produção. "O tecido em látex é um produto absolutamente natural, produzida a partir de matéria-prima vegetal renovável e isenta de resíduos em todo o processo de produção", diz. “Há também uma interface social, já que a produção engloba a participação de comunidades extrativistas”, completa.

Mas não é só no ramo da moda - bolsas, sapatos e casacos - que o produto faz sucesso. Ele também marca presença na indústria do esporte com bolas de futebol, voleiball, chuteiras e tênis. Na indústria moveleira, por exemplo, os revestimentos com o tecido ultrapassam uma tendência e devem seguir um padrão de qualidade para produtos ecologicamente corretos, como já aconteceu com a madeira certificada. Pensando na ecologia a Fiat apresentou á imprensa recentemente o Uno Ecology, um carro-conceito preocupado com o meio ambiente. Revestimentos de câmbio, volante e freio de estacionamento foram feitos com o laminado vegetal.